terça-feira, 26 de dezembro de 2017

A Soberania Oculta de Deus e a Ansiedade Humana.

Autor: Pedro Pamplona

Há três passagens bíblicas que juntas nos oferecem uma dose de teologia contra a ansiedade. Esse sentimento ou tensão está fortemente ligado com o futuro e tem sido chamado por muitos de “o mal do século”. As dificuldades e pressões da vida tem gerado um relacionamento desgastante entre nós e nosso futuro. Nesse rápido texto devocional quero mostrar como as três passagens abaixo estão conectadas num forte argumento bíblico contra a ansiedade e seus sintomas. Garanto que pensar a vida a partir das verdades abaixo tornará seus dias bem mais prazerosos e saudáveis.
O amanhã pertence a Deus

Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tiago 4:13-15)

O que acontecerá amanhã ou daqui a 30 minutos depende da vontade de Deus. O Senhor é soberano sobre todos os acontecimentos de nossas vidas. A Bíblia está cheia de versículos que afirmam a soberania divina sobre a criação. Nessa passagem Tiago afirma essa soberania com um detalhe importante: nós não conhecemos a vontade de Deus para as situações cotidianas do nosso amanhã. Deus, em sua sabedoria, não nos revelou como os eventos de nossa vida acontecerão. Não saberemos e nem existem promessas de sabermos, por exemplo, com quem vamos casar ou em que emprego trabalharemos. Essa é a soberania oculta de Deus. Tiago está nos dizendo que o amanhã está nas mãos de Deus e não nas nossas.

Deus sustenta seus filhos

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. (Mateus 6:25-32)

Ok, o amanhã está nas mãos de Deus, mas isso ainda pode levantar alguma dúvida. O que Deus fará no meu amanhã? O próprio Jesus no responde isso através do registro de Mateus. O trecho do sermão do monte é direcionado especialmente para aniquilar nossa ansiedade. A comparação com as aves e os lírios é perfeita para descrever a situação de alguém que depende e descansa em Deus. Como filhos amados cremos que ele é o Deus que sustenta todas as nossas necessidades. É importante dizer que isso não significa que Deus proverá tudo o que nós achamos que necessitamos, mas aquilo que for da sua vontade e sabedoria. Portanto, sabemos não só que o amanhã pertence a Deus, mas que esse amanhã será sustentado por Ele. Não sabemos como ele vai nos sustentar, mas sabemos que ele nos sustentará.

Deus faz tudo com um bom propósito

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:28,29)

Saber que amanhã haverá um sustento por parte de Deus não é suficiente para um cristão. Não vivemos e cremo em Deus só para continuarmos vivos. Vivemos debaixo de um propósito todos os dias. Frequentemente podemos nos pegar com ansiedade sobre algo sem muito significado. Até mesmo aqueles que tem um bom propósito e objetivos traçados são vítimas da dúvida. Será que vai dar certo? Nós cristãos temos mais essa garantia contra a ansiedade. Sim, vai dar certo! Paulo nos diz que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que foram chamados a viver de acordo com seu propósito. Aqui preciso dar uma explicação. Muitos usam essa passagem para várias situações da vida cotidiana. Por exemplo, vejo muitos falando para alguém que acabou de terminar um namoro: “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, Ele vai te dar uma namorada melhor”. Bem, não há promessas de coisas melhores nesse sentido. O propósito para o qual tudo está cooperando é outro, e está revelado no versículo seguinte. Deus está agindo em tudo para quem sejamos mais parecido com seu Filho Jesus, para que ele seja glorificado em nós. Esse é o propósito que certamente acontecerá na vida dos eleitos de Deus. Nossa ansiedade não produz santidade, a soberania de Deus sim. Ela nos faz mais parecidos a Jesus Cristo

R. C. Sproul tem um citação magnífica sobre essa soberania de Deus e os acontecimentos da vida em seu livreto Does God Control Everything? [Deus Controla Tudo]?

“O que teria acontecido na história do mundo se Jacó não tivesse dado a José uma túnica colorida? Sem a túnica, sem ciúmes. Sem ciúmes, nenhuma venda traiçoeira de José aos comerciantes midianitas. Sem a venda de José aos comerciantes midianitas, nenhuma descida para o Egito. Sem a descida ao Egito, nenhuma reunião com Potifar. Sem o encontro com Potifar, nenhum problema com sua esposa. Sem problemas com sua esposa, nenhuma prisão. Sem a prisão, nenhuma interpretação dos sonhos do faraó. Sem interpretação dos sonhos do faraó, nenhuma elevação ao papel de primeiro-ministro. Sem elevação ao papel de primeiro-ministro, nenhuma reconciliação com seus irmãos. Sem reconciliação com seus irmãos, nenhuma migração do povo judeu para o Egito. Sem a migração para o Egito, nenhum êxodo para fora do Egito. Sem o êxodo do Egito, nenhum Moisés, nenhuma lei, nenhum profeta – e nenhum Cristo! Você acha que foi um acidente no plano de Deus que aquela túnica acontecesse? Deus intenciona tudo para o bem.”

Minha conclusão é que o amanhã pertence a um Deus que sustenta seus filhos enquanto os transforma a imagem de Jesus Cristo. O crente tem certeza que todos os dias de sua vida, não importa o que aconteça, estarão cumprindo o bom propósito de Deus. A resposta a tudo isso é uma vida de adoração e oração. Ansiedade é colocar a vida em nossas próprias mãos, oração é coloca-la nas mãos de Deus. A luta contra a ansiedade não é fácil, mas eis aqui três verdades sobre nosso Deus servem como base e armadura nessa batalha. Na eternidade, quando seremos capazes de compreender melhor o plano eterno de Deus e o pecado não estiver mais cegando nossos coração, a ansiedade estará exterminada. Até lá já podemos experimentar em parte a paz e tranquilidade de quem está nas mãos seguras do soberano Deus! Até aquela túnica fazia parte do seu grande plano… aleluia!

Autor: Pedro Pamplona é formado em administração pela Faculdade 7 de Setembro (Fortaleza/CE), pós-graduado em Estudos Teológicos pelo Centro Presbiteriano Andrew Jumper (São Paulo/SP) e estudante do Sacrae Theologiae Magister (Th.M) em Teologia Sistemática do Instituto Aubrey Clark (Fortaleza/CE). Serve integralmente como líder de jovens na Igreja Batista Filadélfia, em Fortaleza, e casado com Laryssa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...