quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que quer dizer “tornaram-se os dois uma só carne”?

Cara leitora, o texto bíblico onde encontramos essa expressão é Gênesis 2. 24: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”

Para entendermos bem essa expressão, vamos analisar o contexto em que esse versículo está inserido. Em Gn 2. 18 Deus faz uma constatação: “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”. Deus constata que o homem estava só e precisava de alguém para auxiliá-lo em sua vida.
Deus, então, faz cair um pesado sono no homem e de uma de suas costelas forma a mulher. Após a mulher ter sido criada e o homem acordar da forte anestesia que Deus lhe deu, ele diz: “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa [mulher], porquanto do varão [homem] foi tomada.” (Gn 2. 23)

Após esses fatos, vemos claramente a exposição de um esquema de Deus para a vida de suas criaturas, o homem e a mulher. Vejamos em detalhes:

“Por isso, deixa o homem pai e mãe” (Gn 2. 24). Aqui vemos claramente uma mudança na vida do casal. Antes, na casa dos pais, tinham como prioridade os pais. Agora, como casal que quer unir-se, devem deixar os pais e priorizar sua nova família. É uma mudança significativa na vida de qualquer pessoa.

“…se une à sua mulher…” (Gn 2. 24). Aqui temos a aliança. Unir-se é fazer uma aliança. É contrair uma responsabilidade mútua e arcar com todos os aspectos dessa união. Não é uma brincadeira, uma curtição, mas algo sério. O casal, perante toda a sociedade e perante Deus, se une em um compromisso de casamento. Já não são reconhecidos como solteiros, mas como casados.

E, enfim: “…tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2. 24). Observe que o “tornar-se uma só carne” é derivado do “deixar os pais” e “unir-se”. É uma sequencia de muita responsabilidade. É a vontade de Deus para a vida dos casais. Nesse sentido essa expressão não mostra apenas o ato sexual que agora o casal pode desfrutar totalmente debaixo da aprovação de Deus, mas muito mais.

Antes eram DOIS. Agora são UM casal, estão juntos, unidos. Ser uma só carne, então, envolve todas as expressões que derivam do exercício do amor e da vontade de Deus dentro do casamento. Por exemplo: Ser uma só carne é priorizar o parceiro, é cuidar dele, é amá-lo, é respeitá-lo, é conhecer suas necessidades, é auxiliá-lo, é ser fiel, é ser solidário, é desfrutar a vida sexual, etc…

Se “ser uma só carne” apontasse apenas para o ato sexual (como alguns pensam), casais que, por algum motivo, fossem privados de sua vida sexual, teriam sua relação “uma só carne” rompida. O amor é o vínculo que une DOIS em UMA só carne. E o amor vai muito além do ato sexual.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1Co 13. 4-7 – NVI)

Esse é o significado real da expressão “tornaram-se os dois uma só carne”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...