sábado, 17 de dezembro de 2011

De todas as verdades, qual é a verdade?

Vivemos em um tempo onde as pessoas têm relativizado a verdade, ou seja, a verdade está com cada um. Eu tenho a minha verdade, você tem a sua. A mídia também apresenta uma verdade, grupos dos mais diversos também detêm a verdade deles. Pensadores aos montes apresentam verdades filosóficas ao mundo através de sua arte. No fim, olhando para essa situação, vemos que tudo é considerado verdade, ou melhor, tudo é defendido como se fosse a verdade.

Parece até que nosso mundo vive isento de mentiras, de enganos, de erros, numa perfeição quase divina. Parece que a verdade reina absoluta e soberana em todos os lugares, em todas as vidas, em todos os corações, em todos os caminhos, em todos os pensamentos. Ledo engano! 

Nem tudo que as pessoas, mídia, grupos, pensadores defendem como verdade é a verdade!
O salmista, também em seu tempo, vivia uma confusão de caminhos (semelhante a nossa) que apontavam para verdades das mais diversas. No entanto, claramente se via que nem todos esses caminhos eram a verdade. O que fazer, então? Onde achar a verdade para segui-la?

A verdade absoluta está com Deus, pois Ele é a verdade. Por isso, somente Ele é capaz de indicar o verdadeiro caminho da verdade a nós. “Guia-me na tua verdade e ensina-me...” (Sl 25. 5). O salmista busca a verdade incontestável em Deus e não nos pensadores de sua sociedade. Ele pede a Deus: “ensina-me a Tua verdade”. A verdade está com Deus e Ele a revelou a nós através de Sua palavra. Será que o ser humano é capaz de, por si só, saber o que é a verdade? É evidente que não! O ser humano está contaminado pela tendência ao caminho da mentira e do erro! Por isso, Deus foi misericordioso em nos deixar o verdadeiro caminho a seguir, a Sua palavra, a Bíblia Sagrada. 

Aqui muitos irão torcer o nariz, pois não crêem que Deus preparou um manual com a verdade para a nossa bênção, antes, creem no ser humano falível como se fosse onisciente. Mas não há problemas, pois somente conseguem enxergar a verdade “verdadeira” aqueles que “...guardam a sua aliança e os seus testemunhos.” (Sl 25. 10). 

Quem não crê na palavra de Deus certamente irá dar cabeçadas pelos maquiados caminhos de “verdade” que são indicados por muitos. Continuarão a seguir uma mentira travestida com uma roupinha fajuta de verdade. 

Num tempo de mentiras disfarçadas de verdade, a palavra de Deus, a Bíblia, é a única ferramenta capaz de iluminar a escuridão e mostrar o caminho da verdade. “Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores.” (Sl 25. 8). Mas para isso é preciso submeter-se a Deus, o que muitos não querem fazer! 

Qual “verdade” você irá escolher seguir? A apresentada pelos homens ou a apresentada por Deus em Sua palavra? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...