sábado, 19 de novembro de 2011

Vencendo o negativismo e a incredulidade.



Josué 14: 6-15
No livro de números 13 e 14 encontramos Moisés escolhendo e enviando 12 espias à terra de Canaã. Dentre os quais estavam Oséias filho de Num da tribo de Efraim e Calebe, filho de Jefoné da tribo de Judá. Até este ponto ninguém conhecia Josué. Josué foi o nome que Moisés deu a Oséias, Nm. 13:16.  Trata-se de um grupo de 12 homens, provenientes das 12 tribos de Israel. Moisés queria que estes homens fizessem um levantamento da situação da terra; uma pesquisa minuciosa, para que pudessem entrar com os pés no chão, sabendo onde iam pisar e o que encontrariam pelo caminho. Andaram em todos os lugares possíveis e fizeram um relatório para Moisés e o povo que aguardava às margens do Rio Jordão. No relatório não houve unanimidade, 10 acharam impossível a conquista de Canaã e voltaram com um relatório negativo e incrédulo. Se quer levaram em consideração a promessa que deus havia feito a eles. Josué e Calebe ainda tentaram convencer o povo a lutar pela posse da terra, pois valia a pena, a terra era boa e muito produtiva. Mais uma vez o povo foi com a maioria, e tomados pelo medo e pela incredulidade se revoltaram contra  Deus e contra Moisés.
Esta atitude resultou na ira de Deus que impediu o povo de alcançar a promessa e a transferiu a seus filhos. Daquela geração – dos saíram do Egito, de 20 anos para cima- apenas Josué e Calebe entrariam na terra. “Nenhum desses que me desprezou verá a terra. Mas o meu servo Calebe é um tipo diferente de homem – ele me obedeceu totalmente. Ele entrará na terra que espiou, e seus descendentes possuirão esta terra” Nm. 14:23b e 24.
Por causa da falta de fé nas promessas de Deus, Israel passou 40 anos no deserto, e finalmente Josué conduziu o povo para Canaã. Nesta narrativa podemos aprender lições preciosas de como vencer o negativismo e a incredulidade em nossas vidas.

I – O grave problema do negativismo e a incredulidade em nossas vidas.


1- De maneira geral: A vida está cheia de pessimismo. O universo está abalado por causa do homem e a natureza está sendo completamente destruída. A violência tem aumentado em todo mundo; só no Brasil o numero de assassinatos é superior a 50 mil pessoas ano. São 8 milhões de crianças abandonadas nas ruas das cidades. O desrespeito à autoridade de um modo geral é assustadora, a começar dentro de nossos próprios lares. Filhos não respeitam mais seus pais; pais indiferentes aos filhos. A ciência se desenvolve em áreas que amedrontam. Até pouco tempo o problema da policia eram os assaltos nas ruas, hoje o problema são os assaltos via Internet. Não se fala mais de bombas atômicas, a próxima guerra será bacteriológica e virológica. As notícias que vemos e ouvimos  diariamente  nos desanimam a alma. Jogam sobre nós uma carga enorme de negativismo e incredulidade.


2-  De maneira individual: As pessoas não acreditam mais em sua capacidade. Vemos adolescentes desanimados  em tenra idade, achando que não vale a pena investir no estudo, pois a perspectiva de emprego é remota. Vemos homens e mulheres desistindo de tudo, inclusive de suas famílias, porque acham que não tem mais jeito. Pessoas tiram a próprio vida porque não acreditam numa solução para seus problemas. Cada dia mais pessoas estão abrindo mão de seus sonhos, seus ideais, seus ministérios, de si mesmos, porque diariamente recebem mensagens negativas em relação a própria vida.
Isso tem lavado milhares de homens e mulheres a se entregarem a uma vida leviana, drogas, mundo do crime, etc. porque perderam a esperança de uma vida feliz.


II- Devemos lutar contra o negativismo e a incredulidade.
Mas paras isso precisamos de algumas atitudes:


1- Ter um coração esperançoso: Diante das noticias ou relatório da pesquisa feita em Canaã, as pessoas foram tomadas pelo medo, pela incerteza. Todos choraram diante da realidade, pois a noticia que os 10 espias trouxeram era negativismo e incredulidade.
Josué e Calebe tentaram manter os ânimos do povo, mas foi impossível, eram a minoria. Calebe falou com muita esperança, pois era assim que sentia em seu coração “A terra pelo meio da qual passamos é muitíssimo boa” V.7b. Calebe tinha um coração esperançoso, e esta é uma das formas de lutar contra essa enxurrada de negativismo e incredulidade que recebemos todos os dias. “O que vocês estão fazendo é desanimar o povo de Israel para não tomar a terra que o Senhor nos deu” Nm. 32:7.


2-Ter uma mente perseverante: Calebe tinha a mente e o coração firmados no Senhor, sabia que a vitória dependia de Deus. “Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel” Jos. 14:8.
Uma história que sempre impressionou é a de Joni Erickson. Depois de um mergulho que a deixou paraplégica, ninguém esperava muito dela. Com possibilidade apenas de mexer a cabeça, o máximo da expectativa  era que conseguisse se locomover sozinha numa cadeira de rodas eletrônica. Joni superou o pessimismo das pessoas que a rodeavam. Hoje ela é casada, dirige um carro adaptado, pinta quadros maravilhosos com a boca, escreve livros, dá palestras, etc.  (Betowem).


3- Ser animado pelas promessas de Deus: “Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto, como pão os podemos devorar, retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais” v.9. Calebe foi mantido animado durante toda a sua vida através das promessas de Deus.


4- Ter razões especificas pelas quais lutar: “Agora pois da-me este monte de que o Senhor falou naquele dia”. Haviam passado 45 anos desde que Calebe andou sobre o monte Hebron, mas lutou por razões especificas. Toda sua vida teve um alvo claro diante de si. Ele se envolveu em muitas campanhas, porém, nunca perdeu de vista o monte Hebron onde um dia o Senhor lhe havia falado. Nm. 14:22-24.
Quando temos razões especificas, lutamos contra tudo e todos, contra o negativismo e a incredulidade.

III- Aprendendo a viver com positividade.

1- Nunca desista de lutar: “Certamente, nenhum dos homens desta maligna geração verá a boa terra que jurei dar a vossos pais, salvo a Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao Senhor” Deut. 1:35,36.  Mesmo que os relatórios que a vida lhe apresente sejam negativos, não desista. Existe uma promessa de Deus que inclui restauração, salvação, libertação, suprimento e paz.


2- Enfrente o espírito de covardia: “O Senhor é conosco”  Nm. 14:9c. A vida é difícil e muitas vezes ficamos inibidos pelas dificuldades e lutas diárias. A covardia promove acomodação. Não se acomode, tenha coragem, pois foi por coragem que Josué e Calebe herdaram a terra prometida.
A vida de Calebe deve injetar em nós disposição e perseverança, enfrentando o espírito de covardia que promove rendição desde antes de a luta começar. Calebe não teve medo de gigantes e nem de montanhas porque tinha a certeza que o Senhor o ajudaria a conquistá-los. Calebe sonhou com a promessa.
Portanto, não abra não de seus sonhos, de seus ideais, mantenha um coração esperançoso; uma mente perseverante e confiança nas promessas de Deus.

Nosso desejo é que cada um que aqui se encontra, tenha razões para lutar. Seja animado pelas promessas de Deus e lute sem desistir. Pois as promessas do Senhor são verdadeiras e o monte hebrom é teu.
Autor: Pr. Cirino Refosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...